Medicina do Trabalho

 

Conheça mais sobre este serviço.

MEDICINA DO TRABALHO

 

  • Exame Médico OCUPACIONAL

 

Exames Admissional, Periódico, Mudança de Função, Retorno ao Trabalho

Os Exames Médicos necessários, eventos definidos na legislação vigente e programados de acordo com as características da função e caracterização dos riscos ocupacionais, são os seguintes:

 

  • Exame Médico ADMISSIONAL

 

Deve ser realizado antes do início das atividades do candidato no trabalho para constatar sua aptidão física e mental e o desenvolvimento da função proposta objetivando a Preservação da saúde do trabalhador.

 

  • Exame Médico PERIÓDICO

 

Realizados em todos os colaboradores, tendo sua periodicidade indicada no planejamento anual, conforme a legislação atual e a critério do médico coordenador, de acordo com o agente nocivo envolvido ou ausência deste.

 

  • Exame Médico de RETORNO AO TRABALHO

 

Deve ser efetuado no dia de retorno ao trabalho para aqueles funcionários afastados em período maior que trinta dias por motivo de doença ou no retorno de Licença Maternidade.

 

  • Exame Médico de MUDANÇA DE FUNÇÃO

 

Deve ser realizado antes do funcionário iniciar a nova atividade e desde que a nova função ou novo posto de trabalho ofereça RISCOS DIFERENTES daqueles a que estava exposto até então. Caso a mudança de função não implique na mudança de risco, este exame não é necessário, devendo sempre o responsável pelo setor consultar o médico Coordenador do PCMSO.

 

  • Exame Médico DEMISSIONAL

 

Serão realizados obrigatoriamente, conforme a redação atual da NR-7, de 08 de maio de 1996, até a data da homologação, sempre com o objetivo de constatar a plena capacidade do empregado de realizar a mesma atividade que vinha exercendo na Empresa.

Se o último Exame Médico Ocupacional (Admissional, Periódico, Mudança de Função e Retorno ao Trabalho) tenha sido realizado nos últimos 90 (noventa) dias (para empresas de Grau de Risco 3 e 4) ou 135 (cento e trinta e cinco) dias (para empresas de Graus de Risco 1 e 2), este poderá ser válido como Exame Demissional.

 

  • PCMSO

 

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (NR-07)

Obrigatório para todas as empresas por determinação do Ministério do Trabalho. Tem a finalidade de monitorar a saúde dos funcionários, prevenindo possíveis adoecimentos relacionados com a atividade laboral e contribuir com a promoção da saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores. Padroniza os Exames Médicos Ocupacionais exigidos, tais como exames admissionais, periódicos, mudança de função, retorno ao trabalho e demissionais com a emissão dos respectivos Atestados de Saúde Ocupacionais (ASO).

 

  • O PCMSO deve:

 

Atuar na prevenção e no diagnóstico dos possíveis agravos à saúde relacionados ao trabalho e cumprir com os dispositivos legais e parâmetros técnico-científicos atuais referentes à Saúde Ocupacional. Contribuir para uma melhor Promoção da Saúde e Qualidade de Vida dos trabalhadores, obedecendo as diretrizes epidemiológicas.

Dispomos de espaço amplo e confortável com toda estrutura e equipamentos necessários para a realização dos exames previstos no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional das empresas.

 

  • PPRA

 

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (NR-09)

Exigência do Ministério do Trabalho que toda empresa deve cumprir, trata-se de um programa de identificação e planejamento para a redução, neutralização ou eliminação dos possíveis riscos ocupacionais presentes no ambiente de trabalho, a partir do qual realiza-se um cronograma anual de ações.

Todo o levantamento de dados é realizado através de visita e análise do Posto de Trabalho nos diversos processos produtivos, com Avaliações Quantitativas e/ou Qualitativas, de acordo com o processo produtivo e com a legislação vigente.

 

  • LTCAT

 

Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho para o Perfil Profiossiográfico Previdenciário.

Documento que segue a legislação da Previdência Social elaborado por Engenheiro de Segurança ou Médico do Trabalho que serve de instrumento para o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), auxiliando definição da alíquota correspondente na GFIP da empresa relacionada à Aposentadoria Especial do INSS.

 

  • Cursos e treinamentos

 

Cursos, Capacitações e Treinamentos previstos nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho

Realizamos todos cursos e treinamentos indicados nas Normas Regulamentadoras do Ministério do trabalho, entre as quais:

» Curso de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) – NR5

» Primeiros Socorros – NR7

» Guarda e Conservação do EPI – NR6

» Treinamento para Trabalhos em Altura (Torre Própria) – NR35

» Treinamento para Trabalhos em Espaço Confinado – NR33

» Prevenção contra Incêndios – NR23

» Atividades e Operações Insalubres – NR15

» Ergonomia: melhorias no posto de trabalho, carregamento e transporte de peso e alongamentos compensatórios – NR15

» Periculosidade – NR16

» Bio Segurança

 

  • Assistência Técnica

 

Assistência Técnica nas Perícias Judiciais Trabalhistas designadas pela Justiça do Trabalho

Disponibilizamos profissionais especializados em Assistência Técnica de Perícias Médicas Trabalhistas, Insalubridade e de Periculosidade, com experiência em formulação de quesitos, acompanhamento dos atos periciais e elaboração de Parecer Técnico, prestando assessoria para a Empresa e seu Jurídico em todas as questões relacionadas à Segurança e Medicina do Trabalho que envolvam o Ato Pericial em questão.

 

  • Palestras

 

Palestras e participações em Campanhas de Saúde, SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes)

Realizamos as Palestras recomendadas no planejamento do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), Campanhas de Promoção da Saúde, SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes), treinamentos e capacitações dos trabalhadores. Nossos principais temas:

» Qualidade de Vida

» Ergonomia na Empresa

» Primeiros Socorros – NR7

» Campanhas de Saúde

» Saúde Bucal

» Doenças Sexualmente Transmissíveis

>> Laudo de insalubridade

Elaborado de acordo com os critérios técnicos estabelecidos nos anexos da Norma Regulamentadora Nº 15

O Laudo de Insalubridade é o documento técnico-legal que constata se os empregados da empresa têm ou não direito a receber o adicional de insalubridade devido a exposição a agentes físicos, químicos e/ou biológicos, considerando os limites de tolerâncias estabelecidos pelas legislação e a Proteção Coletiva e individual fornecidas pela empresa. A caracterização dos agentes considerados nocivos à saúde bem como os respectivos limites de tolerância estão previstos na Norma Regulamentadora NR-15 do Ministério do Trabalho e Emprego.

 

  • Laudo de periculosidade

 

Elaborado de acordo com os critérios técnicos estabelecidos nos anexos da Norma Regulamentadora Nº 16

O Laudo de Periculosidade é um documento técnico-legal que constata se os empregados da empresa têm ou não direito a receber o adicional de Periculosidade, considerando as atividades ou operações que os expõem a riscos, que por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem em contato permanente com explosivos ou inflamáveis em condições de risco acentuado. A legislação atualmente vigente define as atividades ou operações consideradas Periculosas, entre as quais, as que envolvem o uso de explosivos, eletricidade, inflamáveis líquidos, inflamáveis gasosos, radiação ionizante e substâncias radioativas.

 

  • Laudo Ergonômico

 

Análise Ergonômica do Posto de Trabalho, Laudo Ergonômico, implantação do Comitê de Ergonomia na Empresa

De acordo com o Ergonomics Research Society, da Inglaterra, Ergonomia é o estudo do relacionamento entre o Homem e seu trabalho, equipamento e ambiente, e particularmente a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas surgidos desse relacionamento.

A ergonomia tem sido atualmente, fator de aumento de produtividade e da qualidade do produto, bem como da qualidade de vida dos trabalhadores, na medida em que a mesma é aplicada com a finalidade de melhorar as condições ambientais, visando à interação com o ser humano.

O reconhecimento do papel do trabalho na determinação e evolução do processo saúde-doença dos trabalhadores, tem implicações éticas, técnicas e legais e reflete sobre a organização e provimento em ações de saúde.

O Laudo Ergonômico é realizado por profissional habilitado e inicia com a Avaliação Ergonômica dos Postos de Trabalho, a partir da qual seguem-se parâmetros que tem por objetivo permitir a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

 

  • Odontologia do Trabalho

 

Avaliações especializadas, Exames Odontológicos Pré-admissionais, Palestras e Campanhas de Saúde Bucal

A saúde bucal é um componente essencial da saúde geral do trabalhador, influenciando diretamente o seu empenho profissional. A Odontologia do Trabalho contribui de forma significativa na interpretação e solução de diversos problemas relacionados ao processo de trabalho. As doenças bucais não se desvinculam das condições gerais de saúde do corpo e não podem ser deixadas de lado quando se discutem as incapacidades que afligem os trabalhadores. Os problemas bucais podem, frequentemente, provocar desconforto físico, emocional e desenvolver prejuízo à saúde geral diminuir a produtividade dos empregados nas suas funções e ser causa de faltas frequentes ao trabalho.

Nosso objetivo é prestar uma atenção integral, atendendo todas as demandas de nossos clientes, bem como proporcionar agilidade em realizar o exame médico e a avaliação odontológica. Um benefício para o trabalhador e rapidez na entrega dos resultados.

Falar no WhatsApp
Precisa de ajuda?